quinta-feira, 10 de abril de 2014

Trecho livro Jorge Bucay.

          O rei bipolar 

" Era uma vez um rei muito bom e poderoso que morava em um país distante . Mas ele tinha um problema : suas duas personalidades .
Havia dias em que se levantava exultante , eufórico , feliz e tudo lhe parecia maravilhoso. Achava os jardins de seu palácio ainda mais bonitos . Nessas manhãs , por alguma estranha razão , seus seus servos eram amáveis e eficientes. 
Durante o desjejum , o rei afirmava que no seu reino eram fabricadas as melhores farinhas e colhidos os frutos mais saborosos.
Naqueles dias , o monarca reduzia impostos , repartia riquezas , concedia favores e legislava pela paz e pelo bem estar dos anciãos . Além disso , realiza todos os pedidos dos súditos e amigos.
Mas também havia os " outros dias ".
Eram dias negros . Ele acordava achando que deveria ter dormido um pouco mais , porém era tarde e o sono o abandonara.
O sol o incomodava mais do que a chuva . Achava a comida sem graça e o café frio . A ideia de receber as pessoas piorava sua dor de cabeça.
Nesses dias , o rei pensava nos compromissos e em como conseguiria cumprir .
Consciente dos problemas causados por essas alterações de humor , o rei chamou todos os sábios , magos e assessores do reino .
- Senhores , todos vocês conhecem minhas mudanças de humor . Todos tem sido beneficiados pelos momentos de euforia e têm padecido com meus desgostos . Mais quem é mais prejudicado sou eu mesmo , que a cada dia desfaço o que fiz , pois vejo as coisas de um modo diferente.
Necessito que vocês trabalhem juntos e para conseguir um remédio , uma poção mágica ou um encanto , que me ajude a não ser tão absurdamente otimista que não enxergue os fatos , nem tão absurdamente pessimista que oprime e prejudique aqueles de quem eu gosto.
Porém apesar de todos os feitiços e todas as ervas não encontraram solução e admitiram o fracasso.
Nessa noite o rei chorou.
Na manhã seguinte , apareceu um estranho visitante pedindo um encontro com o rei .
Majestade venho de um lugar onde se fala de vossos males e da vossa dor , trago o remédio que a vossa majestade precisa.
O rei surpreso e esperançoso , abriu a caixa , nele havia um anel prateado.
É um anel mágico perguntou o rei , o viajante respondeu sim , mais apenas usá - lo não é o suficiente . Todas as manhãs , assim que vos levantares , deveis ler a inscrição no anel e lembrar - se dessas palavras cada vez que o virdes em vosso medo.
O rei pegou o anel e leu em voz alta:
ISTO TAMBÉM PASSARÁ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário